Equipes da UFJ participam do Projeto Rondon em municípios do leste goiano e do centro-sul baiano » Portal PaNoRaMa
A instituição se tornou a primeira a enviar 3 equipes para uma mesma operação do projeto que atende comunidades no interior do país.
O Projeto Rondon é uma é uma ação interministerial do Governo Federal, liderada pelo Ministério da Defesa, realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, e teve início no ano de 1967, quando um grupo de estudantes e professores do Rio de Janeiro, apoiados pelo Ministério do Interior e pelo Exército Brasileiro, partiram rumo à Rondônia para atuar ao longo das obras da rodovia que liga Porto Velho e Guajará-Mirim. O projeto recebeu o nome em homenagem ao bandeirante do século XX, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Desde então, o Projeto Rondon visa a somar esforços com as populações e lideranças comunitárias do interior do país, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção à cidadania.São desenvolvidas ações que pretendem gerar benefícios permanentes nas comunidades atendidas e que contribuem para a formação acadêmica dos universitários envolvidos, proporcionando-lhes o conhecimento da realidade brasileira e a consolidação dos sentimentos de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania.
“Em 2023 a UFJ tornou-se a primeira instituição brasileira a enviar três equipes para uma mesma operação do Projeto”, destaca o coordenador geral do Projeto na UFJ, professor Christiano Peres Coelho. A Operação Lobo Guará, que acontece entre os dias 19 de janeiro e 05 de fevereiro, conta com a participação de três equipes da instituição, sendo vinte e quatro alunos de diversas áreas de formação e seis professores. A operação atende as cidades de Simolândia e Alvorada do Norte, no leste goiano.
A UFJ participa ainda da Operação Portal do Sertão, no município de Rio do Antônio, na Bahia. Essa etapa acontece entre os dias 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023 e conta com oito estudantes e dois professores. As ações das equipes junto às comunidades acontecem por meio de oficinas, palestras, distribuição de material informativo e ações culturais que tem a finalidade de informar, orientar, capacitar. Os principais focos das equipes são educação, meio ambiente, sustentabilidade e saúde.
O aluno do curso de Letras Português, Bento Eufrásio, participa da Operação Lobo Guará e afirma que a participação no projeto tem sido importante para definir seus rumos profissionais e acadêmicos: “Todos os meus trabalhos até aqui tem sido na área de inclusão social e o Rondon tem me feito sentir mais forte em relação à isso. Estou muito muito feliz e orgulhoso de pautar esse assunto na operação”, destaca o jovem universitário. Já o acadêmico Osvaldo Antunes de Assis Neto, também do curso de Letras Português, que participa da Operação Portal do Sertão afirma que “Está sendo uma experiência enriquecedora, pois através do contato com outra cultura, costume etc., faz com que eu perceba a pluralidade e a riqueza do Brasil”.
Confira abaixo alguns registros fotográficos produzidos pelos dois estudantes de Letras.
Por Estael Lima
Foto: Rondonistas Bento Neto Eufrásio / Neto Antunes
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Publicar comentário