Inmet emite alertas de chuvas intensas em áreas da Bahia; veja os mapas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas, abrangendo boa parte da Bahia. O informe foi com base de dados do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS).
O primeiro alerta, classificado como Amarelo, de perigo potencial, abrange 182 municípios do estado, das regiões Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo Oeste, Sul e Vale São Franciscano.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Nestas áreas, pode chover de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. As precipitações podem chegar acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. O alerta começou a vigorar às 9h32 desde domingo (21), e tem validade até às 10h deste segunda-feira (22).
Outro alerta emitido pelo Inmet foi classificado na cor Laranja, representando perigo. O alerta foi publicado neste domingo, com validade até às 18h desta segunda-feira. Ele abrange 39 municípios do Centro-Sul e do Sul Baiano.
Para estas localidades, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.
Confira as cidades com alerta:
-Alcobaça;
– Belmonte;
– Camacan;
– Canavieiras;
– Cândido Sales;
– Caravelas;
– Encruzilhada;
– Eunápolis;
– Guaratinga;
– Ibirapuã;
– Itabela
– Itagimirim;
– Itaju do Colônia;
– Itamaraju;
– Itambé;
– Itanhém;
– Itapebi;
– Itapetinga;
– Itarantim;
– Jucuruçu;
– Lajedão;
– Macarani;
– Maiquinique;
– Mascote;
– Medeiros Neto;
– Mucuri;
– Nova Viçosa;
– Pau Brasil;
– Porto Seguro;
– Potiraguá;
– Prado;
– Ribeirão do Largo;
– Santa Cruz Cabrália;
– Santa Luzia;
– Teixeira de Freitas;
– Tremedal;
– Una;
– Vereda;
– Vitória da Conquista.
Precauções
Há riscos de corte de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. De acordo com o INMET, recomendações podem evitar maiores danos aos moradores das regiões atingidas. O órgão aconselha que não se deve buscar abrigo sob árvores durante rajadas de vento e sugere precauções como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão.
Além disso, evitar evitar aparelhos ligados à tomada e, em situações de alto risco, buscar informações adicionais com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Estados em alerta
Também foram emitidos alertas a outros estados do país. Confira:
Alerta laranja
- Acre;
- Bahia;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Pará;
- e Rondônia.
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Paraná;
- São Paulo;
- Pernambuco;
- Roraima;
- Ceará;
- Mato Grosso do Sul;
- Piauí;
- Santa Catarina e
- Tocantins.
*Por Matheus Simoni, com informações da Agência Sertão e do INMET | Foto: Climatempo
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
Publicar comentário