Luzes cortam o céu e assustam moradores de cidades do Nordeste. Vídeo
A noite dessa sexta-feira (22/12), em diversos municípios do Nordeste brasileiro, foi marcada por luzes que cortaram o céu e foram chamadas até de “bola de fogo”. Cidades do centro-sul baiano, como Guanambi, Vitória da Conquista e Barreiras e até São Bento, na Paraíba, foram algumas em que a população assistiu ao fenômeno.
O evento aconteceu por volta das 22h30. Ao Metrópoles um morador de Barreiras afirmou que a luz era intensa. Não houve barulho, e tudo foi muito rápido.
Veja imagens:
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, segundo análise preliminar da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoro (Bramon), a bola de fogo é uma reentrada na atmosfera de lixo espacial de um foguete chinês lançado em 2018 no Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan.
Nas redes sociais, internautas brincaram dizendo que era o jatinho da cantora norte-americana Beyoncé, que desembarcou na quinta-feira (21/12) em Salvador e, em menos de sete horas, voltou para casa. Quem sabe ela não estaria retornando?
E, na véspera do Natal, um internauta arriscou: “Finalmente Papai Noel e suas renas!”.
Clarão na Chapada Diamantina
Na noite do último domingo (17/12), um fenômeno parecido foi visto nos céus da região central da Bahia, mais precisamente sobre a Chapada Diamantina. A diferença foi que, além da “bola de fogo”, a passagem proporcionou um clarão no céu.
A Associação Paraibana de Astronomia afirmou que o evento pode ter sido provocado por um meteoro de até 1,5 metro de diâmetro, e sua fragmentação pode ter ocasionado a queda de meteoritos no solo.
Publicar comentário