Seminário discute técnicas para o cultivo de manga e maracujá no Centro Sul baiano
Com o objetivo de apresentar, discutir e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre técnicas de cultivo e outros aspectos relevantes das cadeias produtivas da manga e do maracujá, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza um seminário esta semana na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no Centro Sul baiano.
O encontro, denominado “Atualizações no cultivo de manga e maracujá no Vale do Rio Brumado”, acontecerá na próxima terça-feira (13), das 8h às 17h, no Centro Diocesano do município, e é voltado para agricultores, empresários rurais, professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e outros agentes das duas cadeias produtivas.
A programação conta com palestras sobre o manejo fitotécnico da manga, com ênfase no manejo da floração e colheita (“Manguito”), novas variedades de maracujá, manejo nutricional do maracujazeiro e da irrigação em manga e maracujá, bem como uma mesa-redonda sobre o manejo integrado das principais pragas e doenças que atingem as culturas da manga e do maracujá.
Liderança
A Bahia é o maior produtor de maracujá do Brasil com uma produção de 170,910 toneladas, o que corresponde a 31% da produção nacional, de 554,5 mil toneladas, segundo dados de 2017 (os mais recentes) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O país tem 16 mil hectares plantados em 191 dos 417 municípios. No estado, os municípios com a maior produção de maracujá são Livramento de Nossa Senhora (30 mil toneladas), Ituaçu (11 mil toneladas) e Dom Basílio (10 mil toneladas).
Ainda, segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, o estado também lidera a produção de manga no país com cerca de 280 mil toneladas por ano. O cultivo da fruta é maior na cidades baianas de Juazeiro (130.488 mil toneladas por ano) e Casa Nova (54.859 mil toneladas por ano).
Parcerias
O evento tem a parceria do Sebrae, Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento (Asamil), Prefeitura Municipal de Dom Basílio, Prefeitura Municipal de Rio de Contas e Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (Adib).
Publicar comentário