Pesquisadores apresentam protótipos de games imersivos da Independência da Bahia
Na terça-feira (23/07/2024), alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), em Santo Amaro, participaram de uma aula diferenciada de história, vivenciando episódios da Independência da Bahia por meio de um ambiente virtual imersivo. O evento fez parte do lançamento dos protótipos do Edital Metaverso no 2 de Julho, ocorrido durante o evento “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, promovido pela Fundação Pedro Calmon.
O Edital Metaverso no 2 de Julho foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para celebrar o bicentenário da Independência da Bahia. O projeto reuniu professores, pesquisadores e profissionais da área de games com o objetivo de apresentar aos estudantes seis episódios históricos que ilustram o caminho percorrido pelos baianos para expulsar os portugueses do território brasileiro.
Os alunos puderam experimentar cenários tridimensionais que retratam eventos significativos da luta pela liberdade: a Junta Administrativa em 12 de fevereiro de 1822, o Convento da Lapa em 19 de fevereiro de 1822, a Imersão na História da Independência em 25 de junho de 1822, a Batalha de Pirajá em 8 de novembro de 1822, a Batalha de Itaparica em 7 de janeiro de 1823 e a celebração da Independência da Bahia em 2 de julho de 1823.
Handerson Leite, diretor geral da Fapesb, destacou a importância do projeto para o estímulo ao desenvolvimento de realidade aumentada nas instituições de ciência e tecnologia.
“O objetivo é fomentar a prática da realidade virtual nos colégios e capacitar os professores do Estado, junto com o Instituto Anísio Teixeira, para que possam utilizar essa tecnologia em suas aulas”, afirmou Leite.
Andrea Machado, coordenadora do projeto responsável pelo episódio da Batalha de Itaparica, destacou o valor didático da iniciativa.
“A confecção e apresentação do protótipo preliminar focado no episódio da Batalha de Itaparica foi um momento especial, no qual pudemos ver o resultado do trabalho em equipe. Esta etapa foi fundamental para validar conceitos e metodologias, contando com a participação de estudantes e professores da rede pública estadual. A interação deles com o protótipo nos forneceu um importante feedback para aprimorarmos ainda mais a experiência”, explicou Machado.
Andrea mencionou os próximos passos do projeto, que incluem a implementação das sugestões recebidas durante a apresentação, a continuação do desenvolvimento de novas missões gamificadas e a criação do modelo virtual da heroína Maria Felipa.
“Estamos comprometidos em transformar a forma como a história é ensinada e vivenciada, tornando-a mais acessível e envolvente para toda a comunidade escolar”, concluiu.
Paulo Ambrósio, coordenador do projeto que apresentou o episódio “Cachoeira, 25 de junho de 1822”, ressaltou a criação de um museu virtual.
“Estamos coletando materiais da época, ativos e ilustrações, e também produzindo ambientes modelados computacionalmente para disponibilizar esse material em forma de museu interativo. O objetivo é proporcionar uma maior vivência, fazendo com que as pessoas se sintam parte do ambiente retratado”, afirmou Ambrósio.
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