Dia da Agricultura Familiar é celebrado na Bahia

Na Bahia, a agricultura familiar é uma verdadeira potência, essencial na produção de alimentos e no desenvolvimento socioeconômico e produtivo do estado. No Dia Mundial da Agricultura Familiar, comemorado nesta quinta-feira (25/07), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destaca as ações e os resultados obtidos no primeiro semestre de 2024, que reafirmam o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento deste importante segmento.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressalta que o volume de entregas no primeiro semestre contribui para o avanço do desenvolvimento rural no estado. “As ações da CAR estão mudando a realidade da agricultura familiar da Bahia, promovendo desenvolvimento, segurança alimentar e sustentabilidade. E, vamos seguir firmes com novos investimentos, ainda este ano, para continuar fortalecendo esse segmento que é a base da nossa economia”.

Uma das ações significativas realizadas pela CAR é a construção ou reforma de mercados municipais, que se tornaram verdadeiros centros comerciais da agricultura familiar. Foram 102 mercados entregues, proporcionando mais conforto, infraestrutura e segurança para feirantes, comerciantes e consumidores. Ironice Bispo, feirante do Mercado Municipal de Lamarão, celebra as mudanças. “O ambiente agora é totalmente diferente, é acolhedor, coisa que antes não tínhamos. Trabalho na feira há quinze anos e nunca vi algo assim.”

A construção e requalificação de agroindústrias familiares também estão entre as prioridades da CAR, que já entregou mais de 400 unidades em todo o estado. Este investimento assegura que agricultores e agricultoras familiares agreguem valor à produção, com o beneficiamento de produtos, o que permite novas oportunidades de mercado. Exemplo disso é a Agroindústria de Derivados Artesanais de Cana-de-açúcar de Condeúba. “A parceria com a CAR veio para fazer voltar a funcionar nossa agroindústria. Com essa reforma, tive a oportunidade de atuar na produção e administração da unidade”, ressalta Alessandro Vinícius Alves, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Rapadura e Derivados da Cana-de-Açúcar do Vale do Jacaré.
Secom



Source link

Publicar comentário