Canto para relaxar, cor suave e estilo japonês estão em alta

Projeto de Catherine Miranda: espaço para o relaxamento é uma prioridade com o aumento do home office –

Um relatório feito pela plataforma Pinterest analisou quais tópicos tiveram um aumento nas pesquisas na rede, revelando as inspirações e estilos que terão destaque nos próximos meses. Para esse relatório foram comparados os dados de junho de 2023 e 2024, que revelaram três tendências de decoração para o fim deste ano: busca por espaços relaxantes , tons suaves e estilo japonês.

O estudo demonstrou que os usuários buscam principalmente conforto, trabalhando esse conforto de forma estilosa, buscando ambientes mais aconchegantes na própria casa. A busca “Estética de quarto floral”, por exemplo, apresentou um crescimento de 370% nas pesquisas da plataforma. Já “solário aconchegante” e “sala de leitura aconchegante” tiveram aumentos de 930% e 140%, respectivamente.

Essa tendência cresce em paralelo com a necessidade de usar a casa como espaço de trabalho. “A criação de ambientes que promovem relaxamento é uma tendência forte para 2024, especialmente após o aumento do trabalho remoto e a necessidade de equilibrar a vida profissional e pessoal em casa. O conceito de “espaço para relaxar” envolve a criação de cantos de leitura, áreas de meditação ou simplesmente ambientes tranquilos que ajudam a reduzir o estresse diário”, explica a arquiteta Catherine Miranda advogada do escritório Myt arquitetura.

Também subiram nas buscas a inclusão de plantas que purificam o ar, uma iluminação suave, velas aromáticas e flores, itens que ajudam a criar um espaço relaxante. “Em residências, empresas e até academias, cada vez mais se valoriza a criação de áreas dedicadas ao relaxamento e à reconexão consigo mesmo. Um ambiente acolhedor para desligar-se das pressões do dia a dia é essencial para o bem-estar”, afirma a arquiteta Beth Garcia sobre o crescimento das buscas por esses termos.

Influência das cores

O estudo do Pinterest mostrou ainda que ambientes com paletas de cores em tons suaves lideram as buscas na plataforma. Os usuários estão procurando principalmente dos tons de azul, verde e roxo. As buscas por “decoração verde para o lar”, por exemplo, subiram 2.670% em relação ao ano anterior. Já as pesquisas por “paleta de cores suaves”, “paleta de cores sálvia e azul” e “quarto azul e creme” tiveram um aumento de 110%, 570% e 200%, respectivamente.

Decoração de Beth Garcia:  preferência por tons claros predomina para os quartos

Decoração de Beth Garcia: preferência por tons claros predomina para os quartos | Foto: Beth Garcia / Divulgação

Para o arquiteto Rodrigo Sampaio, a tendência pode ser compreendida pela influência das cores no astral de quem está no ambiente. “Os tons neutros, pastéis e cores como azul e verde em versões mais suaves sempre foram tendência porque têm o poder de transmitir paz, tranquilidade e aconchego aos ambientes. Esses tons proporcionam uma sensação de equilíbrio e calma, algo que todos buscamos em nossos lares”, explica.

Fechando as tendências, o Pinterest observou em seu estudo um crescente interesse pela cultura e sociedade do Japão, algo que tem influenciado também as tendências de design e decoração, com pesquisas por “casa zen” subindo 405%, fica evidente esse maior interesse pelo estilo de decoração nipônico.

Alguns termos relacionados ao país asiático que apresentaram crescimento foram quarto de futon japonês 245%, jardim zen japonês 120%, design japonês de sala de estar 135% e design japonês de sala de estar 135%.

O estilo de decoração japonesa é minimalista, e pode se perceber em elementos específicos. “O estilo japonês, inspirado pelo conceito de “wabi-sabi”, que valoriza a beleza da imperfeição e a simplicidade, também continuará a crescer em 2024. Elementos minimalistas, a valorização do espaço vazio e a harmonia entre os objetos são aspectos chave desse estilo”, constata a arquiteta Catherine Miranda sobre o crescimento dessa busca.

Também é um elemento fundamental do estilo japonês a valorização de elementos naturais e artificiais. “A arquitetura japonesa, com sua tradição de integrar elementos naturais aos espaços construídos, já praticava muitos princípios da arquitetura biofílica contemporânea. Ao nos inspirarmos nesse estilo, aprendemos a criar ambientes que promovem saúde, inspiração e uma conexão mais profunda com o mundo natural”, explica Beth, que também associa essa busca pela natureza como um elemento relacionado à procura por conforto.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló





Source link

Publicar comentário