‘Feijoada Literária’ da Caramurê homenageia Capinam no Comércio
Domingo (29) é dia de Feijoada Literária na Caramurê – Café, Arte e Livros. Esta edição especial homenageia o poeta e músico José Carlos Capinam, um dos nomes mais relevantes da música brasileira e participante do movimento Tropicalista. O evento acontece a partir das 12h, na loja da Caramurê, no Comércio.
A Feijoada Literária combina culinária, música e literatura, trazendo a cada edição a presença de um artista homenageado. Além de Capinam – que estará presente, conversando e recebendo os admiradores, a cantora Rita Tavares será a intérprete convidada para o evento e vai oferecer uma performance musical que dialoga com a obra do homenageado.
“Todo poeta, em geral, fala do seu mundo, seus dilemas e as histórias do seu povo. A obra de Capinam tem uma africanidade e uma baianidade muito evidentes e, por isso mesmo, ela é muito brasileira e universal.
Mesmo tendo as canções originais como referência, vou interpretá-las do meu jeito, ao violão, meu companheiro de todas as horas”, adianta Rita.
Capinam, compositor de canções como Soy Loco por Ti, América, Moça Bonita e Movimento dos Barcos, colaborou ao longo de sua carreira com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Geraldo Azevedo e João Bosco.
Fernando Oberlaender, sócio da Caramurê, destaca a importância de homenagear o poeta, reconhecendo sua contribuição à cultura e à música brasileira.
“Capinam é um dos maiores poetas da literatura baiana, uma personalidade gigante da cultura, com toda a sua poesia. Não só a poesia, mas ele como pensador, como uma pessoa que atuou indiscutivelmente na história da Bahia e do Brasil”, considera.
“E ainda ter ele presente e participando dessa homenagem, para nós é uma imensa honra”, anima Oberlaender.
Experiência multicultura
A Feijoada acontece periodicamente na Caramurê, com a proposta de proporcionar aos participantes uma experiência cultural que envolve música ao vivo e a degustação de uma tradicional feijoada.
“A ideia é criar uma experiência multicultural, uma coisa bem leve, para que as pessoas não só tenham contato com o homenageado, mas também ouçam a obra desse artista e que todo mundo se divirta. Mas, antes de tudo, é um momento lúdico, uma experiência lúdica com a cultura, com as linguagens da gastronomia, da literatura e da música”, descreve Oberlaender.
“Feijoada Literária” em homenagem a Capinam / Amanhã, 12h / Caramurê – Café, Arte e Livros no Comércio (Av. da França, S/N – entre a lanchinha e o Hub Salvador) / Couvert: R$ 20 / Reservas: (71) 2200-0887
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Publicar comentário