Bahia além de Salvador: influenciador viraliza divulgando Ilhéus
João Philipe Costa da Silva tem 25 anos e é natural de Ilhéus, cidade no sul da Bahia. Desde muito novo, trabalha com cozinha no restaurante da família, mas recentemente viu sua vida mudar radicalmente ao viralizar nas redes sociais com vídeos sobre a cidade de Ilhéus. O influenciador baiano já soma mais de 150 vídeos na sua rede social, que contabilizam milhares de visualizações. Na maioria deles, o jovem mostra diversos pontos do local: diferentes bairros, litoral, avenidas e pontos turísticos, buscando valorizar o que a cidade conhecida como “princesinha do sul” tem de mais bonito.
João começou sua jornada na internet recentemente, no final de 2023. “Eu comecei no final do ano passado, quando eu estava disposto a começar 2024 diferente. Eu estava no meio de uma história de vida em que desenvolvi uma timidez muito grande. […] Sabe quando você cansa de estar ali, naquele mesmo estado da vida sempre? E foi aí que tive a ideia de gravar o meu dia a dia, perto do Natal. Era dia 22 de dezembro quando tive essa ideia.”, relata o jovem.
Em pouco tempo, o influenciador começou a ganhar visibilidade — com apenas duas semanas do seu início na internet, conseguiu uma parceria com um hotel local. Os vídeos sobre a terra da Gabriela começaram a ser gravados depois de um mês como criador de conteúdo. “Eu tava sem ideia, na verdade, para gravar um vídeo comemorando um mês de conteúdo. Quando eu tava passando pelo Viaduto Catalão, pensei: ‘eu acho que amanhã eu vou gravar um vídeo dando uma volta de bicicleta por aqui’. […] Cheguei, gravei esse vídeo, editei, postei e foi assim que iniciou”, contou ao iBahia.
Influenciador quer mostrar o melhor da cidade
Quando perguntado sobre a reação dos moradores, João disse: “As pessoas que estavam assistindo elogiaram tanto a forma como eu mostrava a cidade, quanto o meu jeito de falar sobre aquilo ali. A minha intenção nunca foi mostrar o que a cidade tem de ruim, porque isso a gente tem aos montes […]. Foi sobre criar uma visão do que Ilhéus dá, a minha visão daquilo que podia ser. Daí surgiu a ideia de estar fazendo um bairro de cada vez.”
O objetivo do criador de conteúdo, então, passou a ser exaltar e reconhecer o que a cidade oferece, algo que, na opinião dele, é de suma importância. “A gente conhece Ilhéus, a gente sabe dos problemas que tem há muitos anos. Ilhéus é uma cidade que é muito antiga e muito atrasada também, né? Então, os vídeos que eu faço são pra trazer esse novo olhar sobre a cidade, pra que quem sabe no futuro a gente comece a ter uma realidade diferente. Já era pra ter há muito tempo. Então, que as pessoas olhem com otimismo […]. A gente acorda e tem simplesmente o maior litoral da Bahia aqui, à nossa disposição, sabe?”, pontua o jovem.
“Se a gente olhar para o histórico, aqui em Ilhéus não era comum esse tipo de conteúdo. Às vezes, eu me sinto sozinho porque eu fico assim: ‘Caraca, sou eu que tô começando isso aqui dentro.’ Eu tô inspirando as pessoas e a minha inspiração tem que vir de mim mesmo, sabe? Eu não tenho pra quem olhar.”
Vídeo de influenciador chegou a mais de 170 mil visualizações
O vídeo do influenciador que mais viralizou alcançou a marca de 172 mil visualizações, e mostra diversos pontos da faixa litorânea da cidade. “Aquele vídeo chegou a 151 mil visualizações em quatro dias. Sem fala, sem nada. Só com isso mesmo.”, afirma João.
Sobre a repercussão que tem percebido, o ilheense diz: “Foi um negócio surreal, porque eu saí há cinco meses de um cara completamente desconhecido pra uma pessoa que é parada na rua o tempo todo. Então eu agradeço muito a Deus, porque tudo aquilo que eu tenho como meta, eu tô conseguindo. […] Imagina só, tá começando ali a criar um conteúdo e duas semanas depois, um hotel, que simplesmente nunca chamou ninguém pra fazer esse tipo de coisa, chama você. […] E logo depois vieram outras parcerias”.
João relata que pensa na carreira na internet como um sustento financeiro para o futuro. O rapaz de 25 anos já fechou parcerias com uma companhia aérea, empresas de cosméticos, perfumes, bijuterias, pousadas, entre outros. Ele também relata que percebeu uma capacidade real de influenciar pessoas através do seu trabalho. “Eu fiz propaganda pra uma loja de geladinho gourmet que uma moça tinha […]. O vídeo teve 50 mil visualizações e dois dias depois ela falou que alguém mandou mensagem dizendo que morava do lado e não sabia que a loja existia, só passou a saber depois de ver o vídeo. E ela vendeu todos os geladinhos. Então, eu comecei a colocar fé de que isso era promissor para o futuro”, revela.
Além disso, o rapaz conta ter começado um trabalho positivo nas escolas de Ilhéus, há pouco mais de um mês. “Eu gravei na primeira escola, um colégio em tempo integral, que foi construído agora há pouco, e isso virou uma febre nas escolas. Os alunos de todas as escolas de Ilhéus se empolgaram muito, pedem ‘vêm na minha escola, vêm na minha escola’. E aquele entusiasmo contagiava outras pessoas. […] Então, muita gente recebeu muito bem.” As escolas que já receberam o criador de conteúdo foram o Colégio Estadual Professor Arléo Barbosa, o Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun e a Escola Nova Geração. Ele pretende continuar com as visitas semanalmente.
Por fim, João demonstra como o trabalho nas redes sociais foi capaz de transformar a sua vida em tão pouco tempo. “No início era um desafio pra mim, porque eu era um cara que era muito antissocial […]. E ver que hoje eu sou um jovem totalmente diferente, ver as entrevistas que eu fiz, meu Deus… se fosse dois anos atrás, eu não conseguiria fazer aquilo nunca. Então, está sendo uma evolução muito maior na minha vida emocional, na minha mente, do que externo. Eu sou uma pessoa que um dia eu sonhei que eu ia ser o que eu tô me tornando ainda”, fala.
“Quando eu era criança era muito repreendida por isso,” continua. “As pessoas zoavam pela minha aparência, zoavam por tanta coisa. Então, eu vejo que eu tô conseguindo quebrar tanta coisa, tanta barreira na minha mente que existia, pra estar fazendo isso. E é justamente isso que as pessoas estão gostando, sabe?’
O influenciador diz que espera que seu conteúdo impacte a vida dos baianos e turistas de forma positiva. “Eu espero, de verdade, que o meu conteúdo agrade todos vocês que vão assistir. É um negócio que eu faço de coração todos os dias e de alguém que mora aqui. A gente que nasceu aqui procura mostrar o lado bom da vida. E acima disso, mostrar às pessoas que elas também podem conseguir aquilo que elas querem”, diz o jovem.
Publicar comentário