A Ascensão de Dr. Marival e a Queda de Rony Moitinho

Nos últimos anos, a região Médio Sudoeste da Bahia testemunhou uma intensa batalha política entre Dr. Marival Fraga, seis vezes prefeito de Nova Canaã, e Ronaldo Moitinho, três vezes prefeito de Iguaí. Enquanto Dr. Marival solidificava sua influência, Rony Moitinho enfrentava crescentes inimizades e desafios políticos, culminando em um enfraquecimento significativo de sua posição na região.

Nos últimos anos, a região Médio Sudoeste da Bahia tem visto uma das maiores batalhas políticas de sua história. De um lado, Dr. Marival Fraga, médico e prefeito por seis mandatos em Nova Canaã, o único prefeito a governar por seis vezes a mesma cidade no Brasil. Do outro lado, Ronaldo Moitinho, comerciante, o prefeito mais novo da cidade de Iguaí, eleito por três vezes para governá-la. O ponto de interseção entre esses dois personagens define onde um alcança o ápice de sua popularidade e influência política, enquanto o outro despenca rumo ao ostracismo e repúdio.

No primeiro mandato de Ronaldo Moitinho, ele troca de partido, na época PTB, e filia-se ao atual partido político PSD, tornando-se uma das principais forças políticas da região. Na ocasião, Dr. Marival Fraga estava iniciando seu quarto mandato em Nova Canaã. Em 2012, Rony é derrotado nas urnas por Murilo Veiga, e Raquel Lopes Andrade é eleita pelo PSB em Nova Canaã, tendo como vice Rubem Maia do PSD, o mesmo partido de Ronaldo Moitinho. A partir daí, inicia-se uma aproximação entre Raquel e Rony. Em 2016, Raquel perde as eleições e Dr. Marival é eleito pela quinta vez, enquanto em Iguaí, cidade a 7 km de distância, Rony inicia seu segundo mandato.

Segundo informações, Rony passou a ajudar financeiramente aliados políticos em cidades circunvizinhas, como Ibicuí, Firmino Alves, Potiraguá, Dário Meira, Mirante, Nova Canaã, entre outras. Como presidente do Consórcio do Médio Sudoeste, utilizou desse equipamento para criar suas alianças políticas na região, gerando insatisfação com opositores políticos na maioria das cidades. Se por um lado criava alianças, por outro, nutria desafetos e inimizades. Enquanto isso, Dr. Marival Fraga iniciava seus últimos mandatos por Nova Canaã, solidificando alianças políticas e estreitando laços com o governo estadual, através do deputado estadual Rosemberg Pinto, atualmente líder do governo na Bahia e com o Governo Federal através de Ronaldo Carletto até então Deputado Federal pelo PP e atualmente Presidente do Partido Avante na Bahia, tendo como representante no legislativo Federal, Neto Carletto.

Em 2020, Raquel Lopes, do PSD, apoiada por Rony Moitinho, não consegue registrar sua candidatura, ficando sob judice. Daí surge a quarta personagem da história, e não menos importante, Magna Chaves, candidata pelo PTC postulante à prefeitura de Nova Canaã.

Magna Chaves, esposa de Rony Moitinho, atuou como secretária de assistência social nos governos de seu marido. Após as alianças entre Rony e Raquel, Magna se coloca como oposição a Dr. Marival em Nova Canaã, iniciando uma guerra entre dois gigantes. Magna e Raquel, nesse momento, passam a ser coadjuvantes dessa história, figurando às sombras de Rony Moitinho – uma como ex-prefeita e outra como esposa, ou como chamada pela cidade “a mulher de Rony”, dando um aspecto de desconhecimento da população canaense por essa candidata.

Com a candidatura de Magna Chaves ao cargo de prefeita de Nova Canaã, Ronaldo Moitinho passou a ser visto na região como um ambicioso invasor, sendo chamado pela população canaense de forasteiro. Segundo a população, seu objetivo era fazer uso dos recursos municipais para seu bem próprio, conforme indicam 297 processos registrados contra ele, a maioria pelo Ministério Público. Criado em 2020 esse cisma, Magna é derrotada nas urnas, quando Dr. Marival Fraga assume pela sexta vez como prefeito de Nova Canaã, e Rony é reeleito em Iguaí.

A partir daí, vê-se nitidamente o ponto de interseção: Rony começa a desmoronar enquanto Dr. Marival ascende. Derrotada nas urnas, Magna Chaves desaparece por um tempo de suas ações na cidade de Nova Canaã, retornando a ser secretária no governo de “seu marido”. Em 2022, ano eleitoral para presidente, governadores, senadores e deputados, a família Moitinho retorna à política de Nova Canaã. Ambos candidatos apoiam imediatamente a candidatura de Jerônimo Rodrigues para governador, onde nas duas cidades alcançou boa votação contra ACM Neto. Tanto Dr. Marival quanto Rony receberam a presença do então candidato a governador do estado, Jerônimo Rodrigues, em suas cidades. Contudo, Magna, principal adversária de Dr. Marival, foi totalmente ignorada. Jerônimo é eleito governador, e a partir daí as coisas começam a desandar para Rony.

Ainda com seu plano ambicioso, Rony continua causando inimizades por onde passa. Numa das visitas do governador à região, precisamente em Firmino Alves, Rony “causou”, segundo informações, ao tentar “se aparecer” levando uma comitiva para lá a fim de ofuscar o prefeito da cidade, Fabiano Sampaio. Isso gerou ainda mais incômodo entre os políticos da região, e esse incômodo chegou até o governo. Num dos retornos ao Médio Sudoeste, desta vez em Ibicuí, Rony chegou a ser boicotado, não tendo lugar no palanque do governo, enquanto Dr. Marival foi convidado, citado pelo governador e reafirmou seu compromisso com Nova Canaã, sendo ovacionado por todos os prefeitos e população presentes. No início deste ano, em uma premiação de melhores do ano 2023, recebendo o prêmio de melhor prefeito, melhor político da região, Dr. Marival Fraga foi citado em todas as falas de seus colegas prefeitos, também homenageados, e reconhecido como potência política na região.

Chegamos aos dias atuais, início das eleições de 2024, onde vemos novamente frente a frente Dr. Marival e Rony protagonizando o maior embate político da região. Nesta campanha, semelhante à primeira, vemos Magna Chaves apresentar-se como pré-candidata da oposição contra Doi Rocha com semelhante apresentação. Doi Rocha, empresário, é escolhido por Dr. Marival, equipe de governo e população canaense, como campeão para essa disputa, envolvido no lema “Canaã é dos Canaenses”. Doi carrega essa carga representativa de defender as raízes contra “invasores”, como são chamados Rony e Magna pela cidade.

Já na beira das convenções partidárias, o governador Jerônimo Rodrigues envia o seguinte vídeo para a população de Nova Canaã.

Vale salientar que o governador não se inclinou a enviar vídeo semelhante em apoio ao pré-candidato de Rony Moitinho na cidade de Iguaí, e isso, por um lado, causou aborrecimento de Rony e enfraquecimento político, sendo citado nas redes sociais como “esquecido”, “rejeitado”, enquanto Dr. Marival é catapultado, mostrando sua força política e uma solidez invejável que transpõe gerações. As duas convenções partidárias ocorreram neste último final de semana, e os sinais já ficam evidentes da ascensão de um e declínio do outro. Enquanto Dr. Marival segue com Doi Rocha angariando adesões, Rony vai perdendo aliados e lideranças políticas. Nas últimas horas, fomos surpreendidos com a desistência de concorrer ao cargo legislativo do pré-candidato Geivinho do Morro, um dos principais articuladores políticos de Rony em Nova Canaã, por motivos de saúde, segundo ele.

A eleição deste ano em Nova Canaã tem um tempero a mais, pois Dr. Marival pode se tornar ainda maior do que é, derrotando Rony Moitinho mais uma vez, enquanto Rony pode perder a eleição também em sua cidade, Iguaí, pois, enquanto dividia seus recursos e tempo nas cidades vizinhas, os iguaienses queixaram-se de “abandono” e isso tem refletido na ascensão de seus opositores na cidade.

Publicar comentário