Veja reação dos políticos após suspensão do ‘X’ no Brasil
O fim do X (antigo Twitter) no Brasil, causado após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, gerou comemorações e críticas dos deputados e senadores brasileiros.
Leia mais
>> Nikolas Ferreira sugere parar Congresso após suspensão do X
>> Jerônimo afirma que Moraes defende a democracia após bloquear o ‘X’
O senador Flávio Bolsonaro (PL) defendeu o dono da rede social, Elon Musk, e criticou a sentença determinada por Moraes. No post, ele ainda relembrou as mensagens reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo, que indicam um suposto uso do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)para investigar bolsonaristas.
“No Brasil, não cumprir decisão judicial é crime, assim como é crime juiz não cumprir a lei. E quando juiz ignora a lei para tomar decisão (como fez Alexandre de Moraes) ela é ilegal e não deve ser cumprida (como fez Elon Musk). As regras de Alexandre não podem continuar valendo mais que as regras do Brasil!”, disse o parlamentar.
O ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS)considerou a medida referendada por Moraes como “torpe e abusiva”.
“Alexandre de Moraes, ao decidir tirar o X do País, toma a mais torpe, abusiva e anticonstitucional decisão já produzida no Brasil. Os demais ministros e o Congresso Federal não podem se calar, pois se assim o fizerem serão cúmplices deste lastimável episódio da pseudodemocracia”, escreveu.
Veja também
>> Com possível remoção do ‘X’, Lula se antecipa e divulga outras redes
>> “Ditadura”, dispara deputado baiano sobre atitude de Moraes contra ‘X’
Já os aliados do presidente Lula (PT) celebraram a medida e ressaltaram que o “Brasil não é terra sem lei!”.
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann chamou Musk de “plaboy mimado” e destacou que a desobediência do empresário ultrapassou os limites da legislação brasileira.
“Elon Musk não passa de um playboy mimado, prepotente e arrogante. Ele sim, apaixonado por ditaduras como a de 1964, sonha com nova interferência externa na defesa e soberania de países sul-americanos. A verdade é uma só: não existe censura no Brasil, há desobediência de um empresário estrangeiro às nossas leis. Para ele, a única coisa que importa é dinheiro e poder, custe o que custar”, escreveu.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também falou sobre o assunto.
“E agora, Elon Musk, sestá bloqueado!!!!! Aqui no Brasil, tem lei!!!! Bye, bye!”, afirmou.
Entenda embate entre Moraes e Musk
O dono do X é o bilionário Elon Musk, um dos magnatas das grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
Veja também
>> Conheça a Bluesky, rede social alternativa à possível suspensão do ‘X’
Musk vem fazendo ataques a Moraes nas redes sociais, por causa das decisões do ministro para que a rede tire do ar perfis de ataques às instituições democráticas.
Ao longo desta quinta, ele repetiu alguns desses ataques, em postagens na própria rede social X.
Publicar comentário