Morre Dito Machado, compositor de “Ilariê” e “A Grande Família”
Morreu nesta quarta-feira, 17, o cantor e compositor baiano Expedito Machado de Carvalho, o Dito, da dupla Tom e Dito. A informação foi confirmada por amigos do artista ao Portal A TARDE.
Segundo informações preliminares, Dito foi encontrado morto no banheiro de casa, na região da Pituba.
Dito escreveu alguns hits bastantes conhecidos na Bahia e no Brasil, a exemplo de “A Grande Família”, que ficou famosa na voz de Dudu Nobre e embalou o seriado de mesmo nome na Rede Globo.
Também é dele o maior sucesso de Xuxa, “Ilariê”, além de “Tindolelê”. Na Bahia, ele compôs grandes sucessos do É O Tchan como ‘Dança da Cordinha’, ‘Bambolê’, ‘A Nova Loira do Tchan’.
Dito Machado não tinha filhos. Ele deixa a companheira Ana Rita e um afilhado. Ainda não há informações sobre o velório do artista.
Tom e Dito
Dito formou uma dupla musical ao lado de Antonio Carlos dos Santos Pereira, o Tom, conhecido como Tom da Bahia. O grupo, que surgiu em Salvador no início da década de 1970, são os intérpretes da versão original de 1972 de “A Grande Família”.
Em 1975, os dois foram finalistas no Festival Abertura da TV Globo, com a música Tamanco Malandrinho.
Tom e Dito tiveram seis álbuns juntos: Obrigado Corcovado, Tom e Dito, Se Mandar M’Imbora Eu Fico, Revertério e mais duas edições de Tom e Dito.
Alcione e Dóris Monteiro estão na lista de intérpretes dos sambas que os dois compuseram.
Publicar comentário