Professores tutores debatem estratégias para recomposição das aprendizagens na Bahia: formação no IAT
No Instituto Anísio Teixeira (IAT), 197 professores tutores participaram de uma formação continuada sobre o Regime de Progressão Parcial (RPP), promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O evento, que ocorreu durante dois dias, abordou estratégias para gestão, recuperação e recomposição das aprendizagens dos estudantes nas escolas públicas estaduais.
A formação discutiu temas relacionados ao direito à educação, acesso e permanência na educação básica, além de questões pertinentes ao Projeto Sucesso Escolar. Os professores tutores tiveram a oportunidade de assistir a apresentações sobre o RPP e debater sobre as Portarias 190 e 195, além de conhecerem a Plataforma Plural.
A coordenadora Nájila da Silva Lopes ressaltou a importância do projeto na perspectiva do direito do estudante, promovendo um espaço para que os docentes tirassem dúvidas e compartilhassem experiências. A participação de representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) também foi mencionada, enfatizando a importância do feedback dos professores na implementação do RPP.
A formação, de caráter híbrido, possui carga horária de 80 horas e é dividida em quatro módulos. Os módulos abordam temas como avaliação para a aprendizagem, acompanhamento das aprendizagens e indicadores educacionais. O RPP, garantido pelo Artigo 24, Inciso III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assegura ao estudante a continuidade de sua escolarização.
Publicar comentário