Sob Alerta Laranja, regiões da Bahia seguem sendo afetadas por chuvas intensas | Aratu On
Dinaldo Santos
Municípios de várias regiões da Bahia continuam sendo atingidos por fortes chuvas e a situação, nesta quinta-feira (25/1), segue levando transtornos a moradores dos locais, principalmente, em áreas de risco. Entre as cidades mais afetadas, Ilhéus, no sul do estado, enfrenta um momento de grande preocupação.
Na cidade, a Defesa Civil da cidade, na última terça-feira (23/1), registrou 220 mm de chuvas em apenas 24 horas. A previsão inicial apontava acumulado de 206 mm para os próximos sete dias. A Prefeitura informou à população que as equipes estão mobilizadas, agindo dentro de suas atribuições, para atender as demandas da comunidade.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, desde a segunda-feira (22/1), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo (alerta laranja) para os municípios do Centro Sul, Sul e Centro Norte baiano, bem como, para a Região Metropolitana de Salvador. O alerta se estende até a próxima sexta-feira (26/1).
Também foi emitido pelo órgão, outro aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo potencial (alerta amarelo), para o mesmo período, abrangendo o Centro Sul, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte, Nordeste, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste e Sul baiano.
É importante destacar que para o decorrer da semana, principalmente a partir de amanhã (23), há condição para chuva com acumulados significativos no estado da Bahia, em alguns municípios os acumulados podem chegar a 100mm nos próximos dias, com ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos, enxurradas e alagamentos.
RISCO HIDROLÓGICO
A atenção do monitoramento permanece para as áreas com maiores registros de acumulados, como o Sul e Recôncavo Baiano, onde podem ocorrer novos eventos de chuva e causar deslizamentos. De acordo com a condição meteorológica supracitada, é provável a abertura e manutenção de alertas para eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente em toda a faixa litorânea que se estende desde Santa Catarina até o sul da Bahia.
O ASSUNTO FOI DESTAQUE NO BOM DIA BAHIA
LEIA MAIS: Com gol na estreia, Everton Ribeiro comanda goleada do Bahia sobre o Jacobina
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Publicar comentário