semifinal destaca crescimento do sul da Bahia
Sublime, fornecedora de material das duas equipes, também é de Itabuna. –
O sul da Bahia está em evidência no futebol. Três dos quatro melhores clubes da Série B do Campeonato Baiano são da região: Colo-Colo, de Ilhéus, Grapiúna, de Itabuna, e Porto, de Porto Seguro. O confronto entre Grapiúna e Colo-Colo garantirá uma das equipes na elite do futebol baiano em 2025, se juntando ao Barcelona de Ilhéus como representantes da região, que tem evoluído nos últimos anos com clubes e profissionais do esporte.
O Porto pode ser a terceira equipe do sul da Bahia na primeira divisão na próxima temporada. A equipe que sequer completou um ano de fundação decide a outra semifinal diante do tradicional Fluminense de Feira, que fez a melhor campanha da primeira fase.
Leia mais: FBF confirma Jóia da Princesa como mando do Grapiúna na semifinal
Já o Itabuna, depois de dois anos seguidos de sucesso no futebol baiano, foi rebaixado para a Série B no primeiro semestre, mas fechou uma parceria com o Vitória para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, e tem feito uma boa campanha.
Um dos fatores para o crescimento do futebol no sul da Bahia é a concorrência entre os times da região. Foi o que defendeu Paulino Gomes, gestor de futebol do Grapiúna. Apesar da boa relação entre as duas equipes, que dividiram o Estádio Mário Pessoa como mando de campo na primeira fase, só um dos clubes conquistará o acesso.
“O que alavancou mesmo o futebol aqui, além da paixão das pessoas, foi a concorrência. Já tem o Itabuna, o Grapiúna que é rival, tem o Colo-Colo, o Barcelona de Ilhéus. Recentemente o Porto, que veio com um orçamento muito alto, fora do padrão da Série B. Mas o que importa mesmo é o futebol jogado. Graças a Deus, tanto o Grapiúna como o Colo-Colo, que é um co-irmão nosso, juntamente com o Porto e com o Barcelona na Série A, fizemos uma campanha boa, e agora que vença o melhor. Vai ser uma semifinal muito dura. Espero que o Grapiúna saia vitorioso”, contou Paulino ao Portal A TARDE.
Time do Grapiúna no Estádio Mário Pessoa, em jogo da Série B do Baianão
Com passagens por Itabuna, Barcelona de Ilhéus e atualmente no Colo-Colo como gestor de futebol, Leonardo Cordier defendeu que os profissionais de futebol da região têm se especializado. O itabunense lembrou de conterrâneos com bons trabalhos nos últimos anos.
“O sul da Bahia vem numa crescente depois de ter passado vários anos sem o Itabuna participar do Campeonato Baiano, sem o próprio Grapiúna também, e depois a gente vê o Barcelona vindo, um clube novo, já sendo campeão no segundo ano. Nesse tempo que ficamos sem o futebol profissional na cidade, as pessoas que têm a vontade de trabalhar com futebol profissional, com futebol de base, começaram a se especializar, começaram a estudar. A gente vê hoje, dois profissionais daqui da cidade de Itabuna, no Bahia, o Jonh Suque e o Maico Franco, que foi treinador do profissional do Itabuna. A gente vê também o Ronaille, que vem fazendo boas campanhas nos clubes que trabalhou, Grapiúna, Atlético de Alagoinhas”, destacou Cordier.
Bandeirinha de escanteio do Estádio Mário Pessoa personalizada do Colo-Colo
“A gente vê mesmo agora o Barcelona chegando nas competições nacionais para o próximo ano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Série D. A gente vê Colo-Colo e Grapiúna fazendo a semifinal e acredito que isso vai evoluir ainda mais. Infelizmente o Itabuna acabou sendo rebaixado, mas já vem com uma boa campanha na Série D em parceria com o Vitória. E isso vai despertar o interesse nas pessoas para estudarem o futebol, e quando começar a exportar profissionais para fora da Bahia o mercado vai expandir ainda mais para essa região”, complementou.
Confira a tabela da semifinal da Série B do Campeonato Baiano:
20/07 às 18h – Colo-Colo x Grapiúna (Mário Pessoa, em Ilhéus)
21/07 às 15h – Porto x Fluminense de Feira (Agnaldo Bento, em Porto Seguro)
27/07 às 15h – Grapiúna x Colo-Colo (Jóia da Princesa, em Feira de Santana)
28/07 às 15h – Fluminense de Feira x Porto (Jóia da Princesa, em Feira de Santana)
Publicar comentário